[]
FONTE: dea.ufv.br
O Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), que completou 90 anos de existência em 2017, tem como missão formar profissionais com princípios éticos e de sustentabilidade, gerar e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Engenharia Agrícola e Ambiental, para promover o bem estar da sociedade.
O DEA oferece diversas disciplinas para vários cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, o DEA coordena os cursos de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental e os cursos de pós-graduação em Engenharia Agrícola e Meteorologia Agrícola.
Criado em 1927, como Departamento de Engenharia Rural, o DEA ocupa hoje uma área total construída superior a 11.000 m², na qual se incluem gabinetes para docentes e pós-graduandos, laboratórios, salas de aula e instalações para apoio administrativo, além de áreas de campo para desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino e extensão. A sede fica no Edifício Paulo Mário Del Giúdice, no campus da UFV, em Viçosa, MG.
O Departamento, que possui convênios com inúmeras empresas e universidades do Brasil e do exterior, se divide organizacionalmente em seis áreas, Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas; Construções Rurais e Ambiência; Energia na Agricultura; Mecanização Agrícola; Meteorologia Agrícola; Recursos Hídricos e Ambientais.
A formação e a dedicação dos professores do DEA, assim como o nível das disciplinas oferecidas e das pesquisas realizadas são de extrema importância para a manutenção do padrão de qualidade do Departamento e, consequentemente, dos programas de pós-graduação a ele vinculados.